Dicas

  • Evite alimentos muito duros

    Os alimentos quando são muito duros, como avelãs e castanhas, podem fazer com que o aparelho se solte dos dentes ou deformar os bráquetes e fios. Como sabemos que muitos alimentos duros são saudáveis, o recomendado é que o paciente procure novas formas de ingeri-los, de forma que não cause atritos com o aparelho ortodôntico. Triturados ou cortados em pedaços pequenos, é uma ótima alternativa de não privar sua alimentação e cuidar do seu sorriso.

  • Tenha sempre cera ortodôntica

    Como algumas vezes o aparelho ortodôntico pode machucar a mucosa da boca ou até soltar algum item, é importante que o paciente esteja sempre com uma cera ortodôntica por perto. Assim, basta colocar uma pequena quantidade do produto para proteger o local afetado, até que um dentista seja consultado.

  • Escove os dentes após todas as refeições

    Com os braquetes, o acúmulo de resíduos aumenta bastante em pacientes que usam aparelho ortodôntico. Por esse motivo, a escovação deve ser realizada após todas as refeições, e além da utilização da escova de dente comum, é necessário utilizar uma escova interdental, que faz a limpeza correta da área ao redor dos braquetes e entre o fio metálico e o dente.

  • Use fio dental

    Por preguiça, muitas pessoas pulam essa etapa da higienização bucal. Isso não pode acontecer, pois é no meio dos dentes que grande parte dos resíduos dos alimentos são acumulados, provocando uma série de doenças bucais como a cárie, gengivite e a periodontite. O fio dental pode continuar sendo facilmente usado, mesmo quando o paciente possui aparelho ortodôntico, basta usar o passa fio, que é uma espécie de agulha que ajuda a passar o fio dental por baixo do fio metálico e prosseguir com a limpeza.